segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Abertura

Estranhamento, o que é? Estranhamento é a singularidade, desfamiliarização do mundo causada pela arte (obra literária) em seu leitor, distanciando-o da maneira como vê o mundo real. Dessa forma, aquele que lê um texto, aprecia uma pintura, ou ouve uma canção, é convidado à integrar uma nova dimensão artística ou estética.

Escolhi este título para o blog, já que a Literatura causa em mim estranhamento e gostaria de compartilhar com outras pessoas essas maravilhas. A minha proposta de trabalho aqui é compartilhar não só conhecimento de teoria literária,  mas também conteúdo de arte em geral, principalmente canções, além de alguns textos de minha autoria.
"A finalidade da arte é dar uma sensação do objecto como visão e não como reconhecimento; o processo da arte é o processo de singularização [ostraniene] dos objectos e o processo que consiste em obscurecer a forma, em aumentar a dificuldade e a duração da percepção. O acto de percepção em arte é um fim em si e deve ser prolongado; a arte é um meio de sentir o devir do objecto, aquilo que já se ‘tornou’ não interessa à arte.”  (TODOROV)


Espero que sigam esse caminho comigo... Em breve mais despojado, estou acostumando com a idéia de postar num blog. Termino compartilhando uma das minhas inspirações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário