quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Gozaguinha e democracia: ontem, hoje e sempre!

A canção "É" de Gonzaguinha celebrava a nova ordem política brasileira no final da década de 80, a democratização. É fazia parte do LP Corações Marginais lançado em 1988, ano em que foi aprovada uma nova constituição brasileira ( a mesma que vigora atualmente). A nova Constituição Federal do Brasil apagou os rastros deixados pelo governo totalitário da Ditadura Militar, instituindo um Estado Democrático cujos objetivos fundamentais são:


I. construir uma sociedade livre, justa e solidária;


II. garantir o desenvolvimento nacional;


III. erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;


IV. promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.


Essa constituição representa um pouco de cada brasileiro que lutou pelo fim da ditadura e pela redemocratização do país. Eles foram muitos: trabalhadores, estudantes, jornalistas, artistas, religiosos e etc. Nesse aspecto se enquadra a pessoa de Luiz Gonzaga Jr, Gonzaguinha. Filho de Luiz Gonzaga, escreveu sua primeira canção aos catorze anos, o primeiro albúm foi lançado em 1973 depois de ter 54 composições vetadas pela censura. Gozaguinha foi um artista engajado nas questões políticas do país, e é claro que não deixaria de transmitir a vontade da mudança em suas composições.

 

"Você deve aprender a baixar a cabeça e dizer sempre muito obrigado/ São palavras que ainda te deixam dizer por se homem bem disciplinado/ Deve pois só fazer pelo bem da Nação tudo aquilo que for ordenado" (Gonzaguinha, 1973)

A canção É representa toda a perspectiva do pós-ditatura, é a voz do povo na voz do compositor. E que gênero musical representa tão bem a nação? O samba, é claro! E em ritmo de samba que encontramos os objetivos fundamentais da constituição e o desejo de fazer valer cada um deles.

Fazer valer os direitos de cidadãos pelo povo é constantemente enfatizada pelo uso da anáfora A gente quer. Anáfora é repetição de uma palavra ou de um grupo delas no início de um verso ou estrofe.
 A gente quer representa a população brasileira, e toda uma geração que pretende viver e experimentar a democracia, uma vez que foram vinte anos de regime ditatorial no Brasil.
É!
A gente quer valer o nosso amor
A gente quer valer nosso suor
A gente quer valer o nosso humor
A gente quer do bom e do melhor...
A gente quer carinho e atenção
A gente quer calor no coração
A gente quer suar, mas de prazer
A gente quer é ter muita saúde
A gente quer viver a liberdade
A gente quer viver felicidade...


(...)





É!
A gente quer viver pleno direito
A gente quer viver todo respeito
A gente quer viver uma nação
A gente quer é ser um cidadão
A gente quer viver uma nação...

A melodia dessa canção junto com a repetição que se segue no início de cada verso nos transmite a ideia de hino democrático. Ao ouví-la percebemos um início com um tom intimista, fechado, ou seja, é uma melodia presa, falando para dentro. À medida em que vai desenrolando, e cantando direitos do cidadão, vai ganhando força e consegue externar toda sua vontade, agregando a gravação um coro que exemplifica melhor a idéia de voz do povo.


Infelizmente, o rapaz compositor dessa canção não pôde gozar muito dos direitos conquistados faleceu em abril de 1991 em um acidente de carro. No entanto, o que faz um artista não ser esquecido são os mensagens transmitidas em sua obra, e isso ele soube fazer muito bem.





Então em época de eleição, lembre-se dos versos seguintes:

 



É!
A gente não tem cara de panaca

A gente não tem jeito de babaca

A gente não está

Com a bunda exposta na janela

Prá passar a mão nela...


Vamos pensar bem em quem pretendemos votar, pesquisar a história dos candidatos, ver se realmente VALERÁ o voto. E mais do que apenas votar, vamos cobrar nossos direitos buscando uma sociedade melhor e menos corrupta. Eu pelo menos, não ficar com cara de BABACA depois das eleições.

É isso aí!



Referência bibliográfica GONZAGUINHA. É. disponível em: http://letras.terra.com.br/gonzaguinha/16456/;
VANDERLEY, Paulo. Biografia. disponível em:
http://www.gonzaguinha.com.br/;
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário